Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Saiba como calcular o retorno do seu investimento em energia sustentável

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, Este é um termo muito usado em publicidade online.

O ROI representa o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, passe a dar lucro para o proprietário. Para fazer este cálculo é preciso fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente, conforme representado na fórmula seguir:

Como o retorno depende dos fatores como a tarifa da energia elétrica da cidade, o fornecedor contratado, a irradiação solar do local, o tamanho do sistema a ser instalado, entre outros, cada caso precisa ser estudado individualmente. 

É uma questão de tempo...

Um fato que as pessoas às vezes não param para pensar é que um retorno de investimento de 5 anos (média de ROI para sistemas fotovoltaicos residenciais para a região de Santa Catarina) não é muito longo. Sabendo que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de pelo menos 25 anos, imagina só, são 20 anos de energia gratuita. O empresário brasileiro está acostumado com um ROI de 2 anos, mas se você parar e pensar que uma máquina industrial geralmente não possui uma vida útil tão longa como um sistema fotovoltaico, esses 2 anos não representam algo tão significativo assim.

Outra forma de se compreender o benefício obtido pela aquisição de um sistema fotovoltaico é através do cálculo da taxa de retorno sobre o investimento. Para calcular qual a taxa de retorno anual ao se investir em um sistema fotovoltaico, basta verificar qual é a proporção entre a economia obtida anualmente através do sistema e o investimento realizado.

Vamos ao seguinte exemplo...

Considerando hoje, por exemplo, que um sistema que gera em torno de R$ 4.200,00 de economia mensal custa por volta de R$ 26.500,00, a rentabilidade dele é aproximadamente 15,8 %. Essa rentabilidade tende a aumentar a cada ano devido à inflação energética. Se você parar e verificar que hoje um título atrelado a SELIC, sem descontar os impostos, rende no máximo 6,5 %, a rentabilidade de um sistema fotovoltaico é imensamente maior, e o melhor de tudo, te protege contra a inflação ao longo prazo e te traz total segurança, pois energia elétrica sempre será uma necessidade básica.

Aproveite hoje mesmo essa oportunidade para tornar sua carteira de investimentos mais sustentável!

 

 



Voltar
Fale com um especialista