Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Quanto tempo dura um painel solar?

Podemos fazer com que nossos carros durem mais de 10 anos se fizermos corretamente as revisões e manutenções necessárias, mas, realmente, a maioria das coisas não são muito duráveis. Mesmo os nossos smartphones e notebooks - os quais possuem peças sofisticadas e de alta tecnologia - duram apenas alguns anos, e então precisamos substituí-los.

Os painéis solares, em comparação, possuem uma vida útil expressivamente maior. Não há processadores digitais, placas-mãe dedicadas, bombas ou componentes mecânicos e elétricos que possam estragar num curto período de tempo. Existem poucas peças móveis que podem quebrar ou desgastar e, como resultado, elas não requerem quase nenhuma manutenção. Os componentes do painel são duráveis ​​e incluem várias células solares protegidas por um vidro temperado altamente resistente de 3,2 mm.

Um painel solar fica em um só lugar para absorver o sol. Esse é o seu trabalho. Então, mesmo aqueles painéis mais antigos instalados nas casas dos primeiros investidores estão há décadas ainda produzindo eletricidade de forma limpa e eficiente. 


Resultados melhores do que o esperado

O Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA (NREL) publicou estudos sobre a durabilidade e a eficácia dos painéis solares ao longo do tempo. Na verdade, há painéis lá fora hoje possuem mais de 35 anos (painéis da década de 1980!), e ainda estão rendendo economia e benefícios.

Anualmente, o desempenho dos painéis solares diminui em cerca de meio por cento. Esta pequena perda de eficiência é principalmente devido à exposição ao longo do tempo ao vapor de água e às flutuações de temperatura que acontecem nos revestimentos e materiais. Como resultado, os painéis são apenas cerca de 80% eficientes após 25 anos. Isso não é para assustar, é claro. Você consegue pensar em qualquer outro produto que funcione em 80% também depois de ter operado há 25 anos?

No caso de seus painéis solares ficarem instalados em sua casa por mais tempo do que você, haverá duas opções: transferir o seu sistema para uma nova edificação, o que envolverá alguns custos, mas que nem de longe vão influenciar em todo economia financeira que você já teve, ou você poderá manter o sistema instalado na mesma casa e apenas passar a direcionar os créditos de energia gerados para a nova unidade consumidora, o chamado auto consumo remoto.

Em um mundo onde as coisas materiais são descartas, um proprietário de energia solar sempre poderá olhar para o seu telhado e ter a garantia de que a sociedade descartável não permeou todos os aspectos da vida.



Voltar
Fale com um especialista