Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Estudantes da UDESC de Joinville no Desafio Solar Brasil

Estudantes de Joinville competem em desafio nacional de energia solar

No dia 18 de dezembro de 2017 acontece o Desafio Solar Brasil. Com encerramento no dia 22 de dezembro, o evento acontece durante 5 dias e propõe a estudantes de todo o país, o desafio de criar barcos movidos a energia solar.

O Desafio Solar Brasil é “um rali de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.”

A equipe Hurakan, fundada em 2011 por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), embarca no próximo dia 16 para Angra dos Reis (RJ), e neste ano pretender voltar à Joinville com o bicampeonato em mãos.

A equipe contempla estudantes dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica, o intuito dessa fusão é gerar mais engajamento entre os cursos e motivar a troca de conhecimentos de forma multidisciplinar.

Sobre o barco:

Hoje o barco da equipe Hurakan possui 6m de comprimento por 2.5 de largura e pesa cerca de 300kg. O barco possui dois cascos feitos de laminação de fibra de vidro e ligação de compósitos. Todo o funcionamento da embarcação é elétrico, por esta razão, possui quatro painéis fotovoltaicos para a captação de energia solar e motor de 48V.




Fonte: Desafio Solar Brasil



Voltar
Fale com um especialista