Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Energia solar no Brasil: uma mina de ouro a ser explorada

Devido ao imenso potencial gerador de energia solar e diante das recentes crises no setor elétrico do país, somado ao reajuste frequente das tarifas na conta de energia nos últimos anos, o segmento de energia solar vem crescendo a passos largos no Brasil.

Para você que não tem acompanhado os números, conheça alguns dados desse mercado, divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até o primeiro bimestre de 2018.

Dados que vão te interessar:
Tamanho: 20.897 sistemas fotovoltaicos instalados;
Capacidade: 1 gigawatt (GW) de potência instalada;
Crescimento: acima de 300% ao ano, desde 2014;
Tipo: 84% são sistemas residenciais.
Referências externas

Só para se ter uma ideia, um 8 de maio de 2016 particularmente ensolarado e de bons ventos fez com que a geração elétrica por fontes renováveis (Solar, eólica, biomassa e hidrelétrica) abastecesse cerca de 87% do consumo elétrico da Alemanha inteira, quase 55 GW dos 63 GW demandados.

“Nós temos uma maior participação das renováveis a cada ano. A rede elétrica do país adaptou-se muito bem a isso. Esse dia mostra novamente que um sistema de energia com um grande número de renováveis funciona muito bem” disse Christoph Podewils, do instituto de pesquisa de energia limpa da Alemanha.

Uma evolução se aproxima

Apesar da oposição de críticos, que alegam que as renováveis serão apenas um nicho no suprimento de energia à grandes nações, devido a sua geração intermitente, a Alemanha mantém-se firme em sua meta de gerar 100% de toda sua energia através de fontes renováveis até 2050.

Em países como a Dinamarca, inclusive, os parques eólicos têm gerado tanta energia que ela está sendo exportada para países vizinhos, como a própria Alemanha, além da Noruega e Suécia.

O futuro da matriz energética brasileira se mostra muito promissor, podendo ser totalmente renovável em alguns anos, mas cabe a cada cidadão exigir medidas mais sustentáveis aos seus governantes e exercer boas práticas a favor do meio ambiente.



Voltar
Fale com um especialista