Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Energia solar na prática: saiba como se livrar da sua conta de luz

Se alguma vez fizessem a seguinte pergunta "Quem gostaria de não pagar mais energia elétrica?" acredito que você, assim como eu, seria um dos muitos que levantariam uma das mãos. Hoje em dia isso já é totalmente possível no Brasil, graças a resolução 482 que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou lá em 2012, possibilitando que cada cidadão do país pudesse gerar sua própria energia elétrica.

Muitos parceiros da TAB energia hoje vivem essa realidade e, com o objetivo de mostrar realmente como funciona toda essa ideia, escrevo esse artigo para explicar melhor. Na figura apresentada abaixo é possível verificar que um cliente da TAB energia possuía um consumo médio em torno de 770 kWh/mês, tendo chegado até mesmo a 1.310 kWh. A partir do momento que o sistema fotovoltaico entrou em operação, verificando a nova conta de luz, pode-se verificar que a mesma contabilizou apenas 200 kWh de energia.


Simplificando...

O que aconteceu foi o seguinte: durante o dia, a maior parte do consumo foi atendida pela energia proveniente do sol. Apenas nos momentos em que a energia solar não era o suficiente, como provavelmente num dia de muita chuva ou mais para o final da tarde, é que o consumo energético veio da concessionária (neste exemplo a CELESC), o qual somou o montante de 200 kWh.

Mais um ponto interessante também a se verificar é que o cliente em questão gerou muito mais energia do que precisava em certos momentos, gerando créditos de energia, por isso é possível notar que houve um desconto de 100 kWh na fatura de energia, restando apenas 100 kWh a ser pago. Isso não é o máximo?

Se você verificar no canto inferior esquerdo da figura,irá notar um saldo acumulado de 952 kWh. E ainda melhor é verificar que sobraram créditos que podem ser utilizados pelos próximos 5 anos ou numa outra unidade consumidora cadastrada no mesmo CPF e concessionária de energia.

A liberdade não tem preço! Comece hoje a gerar sua própria energia elétrica a partir do sol e deixe de se preocupar com os contantes aumentos na conta de luz!

 



Voltar
Fale com um especialista