Tab Energia
Saiba o quanto você irá economizar Simulação

Blog

Energia solar: dica útil para quem quer investir

Muitas vezes ficamos tentados a comprar algum produto pelo melhor preço, mas isso nem sempre é a melhor opção, pois como dizem por aí, "o barato pode sair caro". No caso de um sistema de geração de energia solar, por exemplo, onde o retorno financeiro depende muito do que é vendido, deve-se dar prioridade pela qualidade, a qual tem o seu custo, mas que a longo prazo trará os melhores resultados.

Veja por exemplo a tabela a seguir:

 Foram considerados dois cenários para um mesmo sistema de energia solar:
A - Solução mais barata e com menor qualidade.
B - Solução mais cara e com maior qualidade.

Pode-se notar que a solução "A" é 10% mais barata que a "B" e, consequentemente, possui 10% menos geração de energia solar. Essa menor qualidade pode ser devido a componentes de baixa qualidade e eficiência, ou a problemas de sombreamento, hot spot e erro de strings devido ao mau dimensionamento do projeto ou mesmo por erros de instalação.

Nessas condições é possível verificar que a diferença inicial entre valores (R$ 12.700,00) já foi recuperada no quarto ano e que ao longo de 25 anos ela pode se tornar muito grande (R$ 264.176,00).

Considerando que as perdas podem ser muito maiores do que o exemplo dado, caso o projeto seja muito mal feito, essa diferença de retorno pode ser ainda mais impactante.

Por isso, antes de você adquirir o seu sistema fotovoltaico, primeiro avalie bem se não vale a pena pagar um pouco mais para ter um retorno melhor no médio/longo prazo.



Voltar
Fale com um especialista